Korkun Balep (tipo de pão tibetano)


korkun balep é uma espécie de pão tibetano que é feito e degustado no Tibet Central. Sua caracteristica: fino, redondo e relativamente fácil de fazer. A base é composta de farinha, água e um pouco de bicarbonato de sódio (ou fermento).

Ingredientes:

2 xicaras de farinha branca
1 xicara de água
1 colher de chá de fermento em pó ou bicarbonato de sódio

Preparo:

Para obter a massa de Balep korkun mistura-se água aos poucos com a farinha, bicarbonato e sal, em seguida sovamos a massa até ficar uma bola lisa. Após essa bola de massa é dividida em partes e feita pequenas bolas do tamanho de bolas de pingpong, em seguida coloca-se em recipiente adequado e fechado para descansar, mais ou menos 20 minutos. Próximo passo a massa é aberta em superfície plana em forma de disco. Preparando os pães, leva-se a massa para assar em frigideira com óleo a uma temperatura média em que os pães a cada 4 à 5 minutos são virados para assar por igual.

Momo Tibetano

Momo (tibetano: é um tipo de bolinho nativo do Tibete. É similar ao buuz mongol, jiaozi chinês, ou Manti da Ásia Central, intimamente relacionada com pelmeni russo, alemão ou italiano Ravioli Maultaschen.

A palavra tibetana Momo é uma variante do momo Chinês.

jyapu CHHA momo


Receita dos Momos tibetanos (Vegetariano)

Ingredientes:

Para a Massa:

Água (suficiente para dar liga a massa, sem empapar ou seco demais)
Farinha branca:500g
Sal: segundo o gosto
Bicarbonato de Sódio: 1 colher de chá

Para o Recheio

Seitan: 500g
Aipo: um ramo
Folhas de coentro: um ramo
Cebolas: 3 médias
Alho: 3
Gengibre: 1 colher de chá

Preparo:

Corte o seitan, a cebola, o alho, o gengibre, o aipo, o coentro. Corte muito fino de modo a obter um recheio. Misture o Bicarbonato o sal com a farinha. Faça uma massa e depois pequenas bolas, que achata sendo mais finas nos bordos e mais grossas no centro. Ponha uma colher do recheio no centro e dobre. Ponha a cozer a vapor durante 15 minutos. Coma quente com um molho picante ou outro ao seu gosto.

Obs: O recheio pode ser uma das diversas misturas descritos abaixo;



* Carnes: diferentes tipos de recheio de carne são muito populares em regiões diferentes. No Tibete, Nepal e no Nordeste da Índia, cabra, búfalo, frango, carne de iaque, e carne de porco são os mais populares, enquanto em Ladakh, na Índia cordeiro e iaques são comuns, enquanto em outras cidades indianas (por exemplo, Guwahati, Shillong), carne de porco e de frango seria a carnes mais populares usados no momos. A carne picada é combinada com uma ou todas das seguintes características: cebola, cebolinha, alho e coentro / coentro. A mistura é temperada com sal, pimenta, e muitas vezes cominho. Algumas pessoas também adicionar o tomate em puré, e muitas variações são possíveis.
* Vegetarian momos ou mistos são cada vez mais popular na Índia e no Nepal.
* Batata, semelhante ao samosas indianos, com cubos de batata em um molho de tomate.
* Cheese, geralmente um queijo fresco, esta variedade é comum no Butão e no Sikkim.

Grandes Festivais no Tibet

A época dos festivais no Tibet os tibetamos saem de suas casas e interagem com outras pessoas. É também a época de celebrar os costumes e tradições, a introdução a nova geração de sua cultura e homenagear o Buddha e personalidades associadas com o Budismo Tibetano.

Festivais Importantes do Calendário Tibetano.



Losar: Losar ou o Ano Novo tibetano tem um significado imenso na vida do povo local. De fato, a importância do Losar é comparável ao do Ano Novo Lunar da etnia chinesa Han Natal ou do oeste. A preparação para o festival inicia-se aos 12º mês do calendário tibetano. Em Ritual sagrado sacrifícios são oferecidos às divindades e os alimentos são cozidos. Em véspera do ano novo, um festival de exorcismo espiritual é organizado. Antes disso, durante o dia, os mosteiros realizam danças cerimoniais e as pessoas limpam suas casas e as enfeitam. Tudo isso é feito com a crença de que a limpeza afasta os maus espíritos e a má sorte. No Festival de Exorcismo Espiritual se vê a iluminação de tochas e soltam fogos de artifício para espulsar os fantasmas.Os membros das famílias vão para as estradas até encontrarem uma encruzilhada lá acreditam que o espirito não pode voltar ou encontrar um caminho de volta para casa. A medida que o ano novo se aproxima são preparados lâmparinas e grãos como oferenda, para pedir boa colheita. Além disso são trocados votos entre os vizinhos e parentes. O apce da celebração tem inicio ao romper do ano novo até o final do grande festival de oração.

Ref: 2008 Data - 01 de janeiro conforme calendário tibetano e 07 de fevereiro conforme calendário gregoriano.


Monlam/The Great Prayer Festival: É o mais importante festival religioso do povo tibetano. Instituido pelo fundador da linhagem Gelukpa em 1409, o festival comemora a vitória do Buddha Sakyamuni sobre 6 professores brâmane. Neste dia, se o Dalai Lama está presente, ele é acolhido pelo oráculo Nechung em rota de transe para a Catedral principal. Na ausência, no entanto, o chefe do mosteiro Ganden preside a cerimônia. O festival vê debates ferozes sobre escrituras budistas por eruditos e religiosos e de exames para os alunos.Os devotos e discipulos chegam de todo mundo para fazer parte do festival. A atração principal do festival é o desabrochar de um grande Buddha thangka. Além disso, performances dramáticas e dança também são vistos no festival. O festival termina com o ritual de expulsão do MAL.

A data do festival varia, para os três importantes mosteiros Gelukpa - Sera, Drepung e Ganden, é de 4 a 25 dias do primeiro mês tibetano. Para Taer, é de 8 ao dia 15 do mês 1 tibetano.


Festival da Lâmparina: O festival da lâmparina é o ultimo do festival com grande oração e foi celebrada por um eminente patrono da Tsohgkhapa, Lord of New Dzong, em 1409. Acendeu inúmeras lâmparinas para homenagear a vitória do buddha sobre os adversários não budistas. Nesta festival, os tibetanos se reunem na rua Barkor, em Lhasa e oram pelo Buddha durante o dia. À medida que a noite cai, milhares de lamparinas são acesas, canções são entoados e dançam a noite toda.

Ref: 2008 Data - 15 de janeiro conforme calendário tibetano e 26 de março conforme calendário gregoriano.


Saga Dawa Festival: É comemorado no dia 15 do mês tibetano 4. Ele marca o dia em que Buddha Sakyamuni foi cocebido no ventre de sua mãe, a rainha Mayadevi, venceu os demônios (35 anos depois) e ganhou iluminação completa em Bodhi Tree (inicio do século 16). Diz-se também que neste dia meio século depois, buddha passou para parinirvana, o estado final de paz, em Kushinagara. Princesa Wencheng também é suposto ter chegado a Lhasa para se desposar com o rei tibetano Songtse Gampo neste dia.

Neste festival, os escritórios do governo de Lhasa permanecem unidos. Sutras são recitados e danças sagradas Chham são realizados em quase todos os mosteiros. Individualmente, as pessoas participam de circunvolução da cidade de Lhasa e passam a tarde de piquenique "Dzongyab Lukhang" em parque no sopé da Potala. São organizados apresentações de artistas populares para pagar respeito ao Buddha. Por último, uma vez que acredita-se que as boas ações realizadas neste mês merece 300 vezes em troca, generosamente muitas pessoas doam dinheiro, alimentos e outros ítens para os mosteiros e mendigos.

Ref: 2008 Data - 15 de abril conforme calendário tibetano e 18 de junho conforme calendário gregoriano.


Shoton Festival: Um dos mais importantes festivais no Tibet, Shoton, o festival do Iogurte. Nos tempos antigos, lamas se trancavam no mosteiro e as pessoas piedosas entravam em retiro na montanha para fazer penitência. Quando eles saiam do seu isolamento, as populações locais serviam iogurte e dançavam para recebê-los de volta. A ópera, que é uma grande atração de hoje, foi introduzido pela primeira vez no século 17. Neste periodo foi comemorado em todo os mosteiros e em Lhasa e Mosteiros de Drepung, no entanto, no início do século 18 viu a mudança para a celebração Norbulingka. Feiras populares também fazem parte do Festival. Por causa da Ópera, o festival é também conhecido pelo nome de Festival de Ópera do Tibet. No Mosteiro de Drepung, uma imagem gigante de Buddha é revelado durante esta festival que atrai um monte de gente.

Ref: 2008 Data - 30 junho - 6 julho conforme calendário tibetano e 30 de agosto - 5 setembro conforme calendário gregoriano.


O Festival de Banho: Este festival é comemorado durante uma semana, de sexta no 12º dia do mês lunar 7. O Festival do Banho tem sua origem em uma lenda como por que Avalokitesvara, uma das divindades budistas, encheu os rios tibetanos com água benta, a fim de erradicar uma pestilencia. O doente ao banhar-se nas águas do rio cheio de água abençoada por Avalokitesvara curou-se imediatamente. O costume de banhos em água do rio passou de uma geração para a outra até que o tempo tornou-se um festival. Hojeinúmeros tibetanos mergulham nas águas do rio acreditando que ele não só irá limpar a sujeira do corpo mas também a cura de doenças e afastará outras doenças de se instalar no corpo. Acredita-se também que o sagrado planeta vênus aparece no céu durante esse tempo e enche a água do rio com poderes curativos.

Ref: 2008 Data - 30 junho - 6 julho conforme calendário tibetano e passado 10 dias do mês de setembro conforme calendário gregoriano.

As Práticas do Budismo Tibetano.

Lama Kathy Wesley

Introdução


Quando somos apresentados ao Budismo Tibetano, é como se chegássemos a uma casa com várias portas da frente. Ficamos sem saber por que porta entrar, e também não sabemos o que dizer ou fazer depois que entramos.

O budismo tibetano, com suas muitas práticas, templos coloridos e variadas deidades meditativas, pode, a princípio, parecer confuso para o novo estudante. Mas quando entendemos como as diferentes deidades e práticas se encaixam no conjunto, esse quadro não fica mais tão confuso.

Parte de nossa dificuldade em abordar a tradição do Budismo Tibetano é cultural. No antigo Tibet, os estudantes nasciam na tradição budista, e suas práticas eram para eles tão familiares quanto o Lama (professor) que morava logo adiante ou o Gompa (templo) no vale do próximo rio. No ocidente, entretanto, o budismo ainda é novo, e as etapas da prática – forma dos estudantes evoluírem de um nível para outro – não é óbvia nem parece lógica em sua aparência externa. Não crescemos com o budismo, de forma que os Budas e Bodshisatvas e suas práticas nos parecem estranhos e exóticos, até mesmo inacessíveis.

No entanto, tendo uma orientação, é fácil reconhecer os padrões da tradição do Budismo Tibetano e ver como as práticas se encadeiam de uma forma lógica e progressiva. Este entendimento nos dará a confiança para prosseguirmos com a nossa prática e progredirmos no caminho, da mesma forma que o fizeram os praticantes do passado.

Esta é a finalidade deste texto; introduzir as várias práticas do Budismo Tibetano e mostrar como elas evoluem de um nível para o próximo. Não é, de forma alguma, uma explicação completa; muitos aspectos do Budismo Tibetano não são cobertos por ela. Este guia vai, entretanto, dar uma idéia geral dos tipos básicos de prática, de forma que o estudante iniciante possa melhorar seu entendimento e sua confiança na tradição tibetana.


Este trecho do texto completo consta no site(linhagem Kagyu)o qual segue o link acessemkttbrasil.org muitas vezes as pessoas perguntam como iniciar no budismo e qual linhagem do budismo seguir, para os iniciantes este texto explica bem essas questões.

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