Como os títulos Panchen Lama vem a ser?

<=(Imagem Dalai Lama)

Panchen Lama e os dois discípulos de Tsongkhapa, o fundador da Seita Amarela do Budismo Tibetano. Eles formularam dois sistemas hereditários. Estes dois títulos foram concedidos pelos imperadores da China.

A palavra "Lama" apareceu pela primeira vez na Dinastia Ming. Em 1578, Altan Khan da tribo Tumet dos mongóis que residem em Qinghai convidou Sonam Gyatso, líder da Seita Amarela, para pregar em Qinghai. Os dois líderes gozava do respeito mútuo e troca de títulos honoríficos. Altan Khan chamado Sonam Gyatso "Dalai Lama", que significa "onisciência e grande autoridade". Após a fundação da dinastia Qing, o quinto Dalai Lama foi convidado a Pequim pelo imperador Qing em 1652. Em 1653, o Imperador Shunzhi formalmente lhe confere o título de "Dalai Lama", e concedeu-lhe um selo de ouro e disco de ouro. Em 1751, o Dalai Lama foi encarregado da administração da região.

O título de "Panchen" apareceu pela primeira vez em 1645, quando o chefe mongol Gushri Khan ele foi agraciado com o titulo de Panchen IV. Em 1713, o Imperador Kangxi da dinastia Qing outorgada ao Panchen o quinto título de "Erdini", e concedeu-lhe um selo de ouro e ablum ouro. O governo central também lhe outorgou o direito de governar partes traseiras Tibete.

Uma vez que a atribuição desses títulos pelos imperadores Qing, a reencarnação do Panchen Lama ficou sob a supervisão do governo central. Depois de "sorteio de uma urna de ouro", a reencarnção da alma dos meninos deve ser aprovada pelo governo central antes de sua posse oficial. Sua tonsura, nomes religiosos, e escolha dos professores deve ser comunicada ao governo central, para ratificação, e que o governo central envia emissários para supervisionar as cerimônias de entronização do Panchen Lama.

Antes de 1959, o Tibete praticava um sistema teocrático em que o poder político foi integrada com a religião. O Panchen Lama foram, portanto, tanto os líderes religiosos e políticos do Tibete. Ratificação do governo central de "meninos da alma" reencarnar foi significativa em dois aspectos: ele lhes concedeu o poder político como os mais altos responsáveis no Tibete e reconheceu o seu papel de liderança religiosa. Procedimentos de ratificação e atribuição foram um importante exercício da autoridade administrativa do governo central da China.
Source: tibet.cn Fonte: tibet.cn
04-24-2008 17:49 04-24-2008 17:49

Quais são os principais mosteiros no Tibete?

Tibet possui numerosos mosteiros e templos. Os mais famosos são o Mosteiro Jokhang, o mosteiro Zhebung, o Mosteiro Sera, e o Mosteiro Gandain em Lhasa, a Zhaxi Lhunbo Mosteiro de Xigaze, o mosteiro Sagya em Sagya Concelho e do concelho Baiqoi Mosteiro de Gyangze.

O mosteiro de Jokhang: Este é um monastério conhecido da seita amarelo (ou Gelug) Seita do lamaísmo, construído no século 7. Acredita-se que sua localização foi escolhida por Wencheng princesa da dinastia Tang, a esposa do rei tibetano Songtsan Gambo. Ela desenhou o layout, e outra esposa do rei, uma princesa do Nepal, supervisionou sua construção. Neste mosteiro, uma estátua de Sakyamuni foi consagrado, levada pela Princesa Wencheng de Chang'an, a capital da dinastia Tang. Diante do mosteiro está uma tabuleta de pedra comemorando a aliança Tang-Tubo.

O Mosteiro de Drepung: Este foi construído em 1416, e agora é o maior mosteiro construído pela Seita Amarela. Abriga um grande número de clássicos budistas e relíquias culturais. Em 1653, quando o quinto Dalai Lama foi nomeado pelo Imperador Shunzhi da Dinastia Qing como governante políticos e religiosos locais do Tibete, o mosteiro passou a servir como sede do governo local do Tibet.

O Mosteiro Sera: Primeiramente construída em 1419, este é também um dos principais monastérios da Seita Amarela Um grande número de relíquias históricas estão alojados aqui, incluindo a mundialmente famosa tibetano Tripitaka (uma série de escrituras budistas) escrito com ouro em pó, e desloca-se da caligrafia e pintura das dinastias Ming e Qing.

O Zhaxi Lhunbo Mosteiro: Construído pelo primeiro Dalai Lama, é o principal mosteiro Seita Amarela no leste do Tibete. Sua construção começou em 1447 e levou 12 anos para ser concluído. Foi reparado e ampliado às suas dimensões atuais do Panchen geração de sucesso. Abriga vários clássicos budistas e artefatos históricos, nomeadamente a maior estátua de Buda Qamba, de 26,2 metros de altura.

O mosteiro Sagya: Situado nas margens do rio Zhongqu 150 quilômetros a sudoeste de Xigaze, este é o principal monastério da seita Sagya do lamaísmo. Ela inclui duas seções: a parte norte foi construída em 1079. Durante meados do século 13, Pagba soro de leite, o líder da seita Sayga, foi confiado o poder de administrar os assuntos políticos e religiões no Tibete pelo imperador Yuan, o mosteiro começou a ser estendido para um conjunto de palácios. O trecho sul foi construída em 1268 e tem sido mantido em boas condições. A construção do mosteiro reflete uma mistura de tibetanos, mongóis Han e estilos arquitetônicos. O edifício principal é o salão para sutra cantar. O convento abriga um grande número de manuscritos clássicos budistas, assim como presentes e fichas agraciado pelos imperadores da dinastia Yuan, e há também um grande mural retratando Pagba sendo recebido por Kublai Khan, imperador da dinastia Yuan.

O governo chinês designou o Palácio de Potala, os três mosteiros de Jokhong, Zhebung um Sera em Lhasa, e Zhaxi Lhunbo Mosteiro de Xigaze como importantes unidades de relíquias culturais sob proteção nacional. O Estado tem alocado recursos substanciais para a reconstrução do Gandain e outros mosteiros, bem como para a renovação de um certo número de mosteiros famosos na necessidade de reparo, incluindo o Sagya, eo Mosteiro Qambaling em Qamdo.
Source: tibet.cn Fonte: tibet.cn
04-24-2008 17:57 04-24-2008 17:57

Chá de Manteiga de Iaque e a História do Chá no Tibet.

Chá de manteiga de iaque





Manteiga de chá, também conhecido como po cha (tibetano: བོད་ཇ་; Wylie ja: bod "chá tibetano"), cha SUMA (tibetano: ཇ་སྲུབ་མ་; Wylie: ma SRUB ja ", agitaram o chá") , chinês mandarim: su você cha (酥油茶; Pinyin: su-lhe chá) ou goor goor Ladakhi em termos locais, é uma bebida dos tibetanos e minorias chinesas no sudoeste da China. É também consumido em Bhutan. É feito de folhas de chá, manteiga de iaque e sal.

"O chá foi introduzido no Tibete antes do século X, mas só se tornou de uso universal a partir do periodo da hierarquia Sakya e os reis Phagmodu [c. 13] século. Durante a primeira parte da regra do Dalai Lama, o comércio do chá era um monopólio governamental, e desde o início do presente século 19, embora nominalmente aberto a todos, o comércio está praticamente nas mãos dos funcionários.

Fizemos um tur para voltar às tradições e beber chá tibetano. Isto é feito de tijolos de chá chinês. Norbhu diz que espalhá-lo na estrada por vários dias para deixá-lo adquirir a força e o sabor exigidos pelo paladar dos tibetanos, certamente não podemos desenvolver na Índia, que é uma pena, porque todos os anos milhares de cargas de chá fazem a viagem de vários meses a partir da China. Somente cinqüenta copos de bebidas tibetano bom ou sessenta copos de chá todos os dias da sua vida. As folhas são fervidas durante várias horas, em seguida, a infusão é derramado em uma seção de bambu oco, onde se agitam com um êmbolo, juntamente com um punhado de sal, uma pitada de bicarbonato de sódio, e um bom pedaço de manteiga de Yakee, normalmente . O resultado é um líquido roxo de gosto incomum para o chá, mas excelente como sopa. O grande problema é assoprar de lado a espuma flutuante da manteiga antes de beber. No momento em que você coloca o copo sobre a mesa, mesmo que você tenha ingerido apenas um gole, é preenchido por um funcionário que está pronto com um bule de prata ou de barro. Manda a tradição, que se bebe pelo menos, duas vezes, mas por muito que se tem, o copo está sempre cheio. Para comer, nôs foi oferecido damascos secos, doces e biscoitos.
"Para fazer a melhor manteiga de chá, o chá é fervida durante metade do dia, até que fique marrom escuro. Depois de ser encorpado, é agitada por diversas vezes no cilindro com um pouco de manteiga de iaque doce e salgada. Isto faz o melhor chá , e um bule cheio de chá de custos,sai trinta e oito sen para fazer. Tea-panelas ou potes, são feitas de barro em forma de vasos comuns, como os de chá japonês. Eu não poderia, em primeiro beber o chá, quando eu vi que parecia óleo grosso. Ainda assim, é uma das melhores bebidas entre os melhores círculos no Tibete, que bebe todas as manhãs. Normalmente é misturado com o que é chamado tsu e farinha cozida. O tsu é uma mistura de queijo endurecido , açúcar e manteiga . O anfitrião despeja a substância em seu chá.
Beber chá de manteiga é uma parte regular da vida tibetana. Antes do trabalho, um tibetano, normalmente ingere várias tigelas desta bebida picante, e é sempre servido aos convidados. Os Nomades bebem até 40 copos por dia. Uma vez que a manteiga é o principal ingrediente, o chá de manteiga é uma bebida muito forte, proporcionando muita energia (calorias) e é particularmente adequada para altas altitudes. A manteiga também ajuda a prevenir rachaduras nos lábios.

De acordo com o costume tibetano, o chá de manteiga é bebido em goles separado, e depois de cada gole de acolhimento enchem a taça até a borda. Assim, nunca o convidado esvazia sua taça, mas sim, é constantemente complementados. Se o visitante não quiser beber, a melhor coisa a fazer é deixar o chá intocada até chegar a hora de sair e depois de esvaziar o bule. Desta forma, observa-se a etiqueta e o anfitrião não será ofendido.

de chá de manteiga também é usado para comer tsampa derramando sobre ela, ou mergulhando a tsampa nele, e misturando bem.

O concentrado, produzido por várias vezes a ferver folhas de chá, vai manter por vários dias, e é comumente usado nas cidades.) O chá é então combinada com o sal e a manteiga em um chá especial churn (tibetano: མདོང་མོ་; Wylie mo: mdong ), e agitou vigorosamente antes de servir quente.

Notas de Rodapé

1. ^ Das, Sarat Chandra (1902). Lhasa and Central Tibet. Reprint: (1988), Mehra Offset Press, Delhi.
2. ^ Chapman, F. Spencer. (1940). Lhasa the Holy City, pp. 52-53. Readers Union Ltd., London.
3. ^ Kawaguchi, Ekai (1909): Three Years in Tibet, pp. 325-326. Reprint: Book Faith India (1995), Delhi. ISBN 81-7303-036-7
4. ^ Mayhew, Bradley and Kohn, Michael. (2005) Tibet. 6th Edition, p. 75. ISBN 1-74059-523-8.


Referências

* Waddell, L. Austine. 1895. Tibetan Buddhism: With Its Mystic Cults, Symbolism and Mythology, and in Its Relation to Indian Buddhism. W. H. Allen & Co., London. Reprint 1972: Dover Publications, New York. ISBN 0-486-20130-9. For a good description of how tea was served in monasteries, see pp. 191-192; 214-217 (with illustration).

Links Externos

* [1] a recipe to make Tibetan buttered tea Po Cha

* Example of bowls from which Tibetans drink tea and further information on the bowls custom

* Tea with Changpas by Rangan Datta

Tsampa Tibetano


Tibetano Tsampa

Ingredientes (versões vegan uso):

100 ml de água ou leite de soja
1 colher de sopa de margarina to1
1 / 2 xícara de farinha de cevada torrada
sal / açúcar a gosto

Preparo:

Ferva a água ou leite de soja de calor, em seguida despeje em uma tigela de arroz.

Adicione a margarina e mexa até fazer uma mistura de hidrocarbonetos.

Adicione a farinha de cevada e misture com as mãos até uma mistura de massa, como é formado.

Adicione o açúcar e continue amassando até a massa ficar firme e não pegajosa.

Adicionar água ou leite de soja e farinha e margarina a gosto.

Este é o alimento mais tradicional do Tibete, originalmente feito com chá e manteiga de iaque. Ideal para energia, especialmente quando o tempo está frio!

Serve: 1

Tempo de preparo: 5 min

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