PEQUIM - Um site estatal chinês lançou um ataque amargo a Dalai Lama, acusando o exilado líder budista de "nazista", políticas raciais e de incitar tibetanos a incendiar seus corpos.
O comentário sobre a China Tibet Online, também realizado sábado pela agência oficial de notícias Xinhua, é uma das mais fortes reações de Pequim para uma série de protestos em áreas tibetanas da China.
Cerca de 30 monges tibetanos, monjas e leigos se incêndiaram no ano passado para protestar contra o que eles dizem são as políticas governamentais repressivas com relação à sua religião e cultura. Muitos buscam o retorno de Dalai Lama.
O comentário segue outros ataques por parte de funcionários do governo sobre o Dalai Lama, que elogiou a coragem daqueles que se dedicam a auto-imolação e atribuiu os protestos ao que ele chama de "genocídio cultural" da China no Tibete. Mas ele também diz que não incentiva os protestos, notando que poderia convidar uma repressão ainda mais dura.
O site, criado em 2000 para apresentar a perspectiva do governo sobre o Tibete, acusou o Dalai Lama de instigar as auto-imolações e defendendo idéias nazistas e segregação racial.
Ele disse que o Dalai Lama havia encorajado as pessoas para se auto-imolar porque ele pediu que os tibetanos não celebrem o Losar, o Ano Novo Tibetano, em fevereiro, para lembrar aqueles que se fixaram no fogo.
Um funcionário do governo tibetano no exílio com sede em Dharmsala, Índia, disse: "O Dalai Lama afirmou que ele não suporta a auto-imolação".
"Estamos preocupados com a China transferindo a culpa sobre o Dalai Lama, fazendo dele o bode expiatório ao invés de corrigir as suas próprias políticas repressivas", disse Dicki Choyang, ministro do Departamento do governo exilado de Informação e Relações Internacionais.
Um grupo ativista, com sede em Londres "Free Tibet", divulgou um vídeo nesta sexta-feira de um dos mais recentes auto-imolações, mostrando a morte no início deste mês de Sonam Thargyal, um agricultor de 44 anos de idade, que encharcou-se com querosene antes de definhar-se em chamas.
O site chinês criticou os comentários do Dalai Lama que as políticas governamentais, incluindo o aumento do uso da língua chinesa nas escolas tibetanas e a migração de etnia Han chinês em áreas tibetanas, foram corroendo a cultura tibetana.
"O Dalai Lama ainda trata-se como o proprietário servo, o Tibete como sua propriedade e povo tibetano como seus escravos", disse.
O governo diz que melhorou substancialmente as condições de vida em áreas de minorias através de programas de gastos maciços, e que a maioria dos tibetanos viviam em condições semelhantes "feudal" antes de o Dalai Lama fugir para o exílio na Índia em 1959 durante uma revolta fracassada contra o domínio chinês.
Ele disse que o objetivo do Dalai Lama era restaurar a servidão do Tibete e dividir a China. O Dalai Lama disse que seu objetivo é o aumento da autonomia dentro da China.
O comentário disse que a observação do Dalai Lama de que uma futura região autônoma tibetana deve ser autorizada e regular, que vive na região era "uma declaração pública para expulsar não-residentes tibetanos fora do Tibete."
Choyang do governo exilado chamado descrição da China à proposta população "totalmente enganoso".
A proposta "nunca sugeriu remover comunidades estabelecidas, mas aconselhou evitar uma transferência maciça no futuro", disse ela.
O comentário chinês chama o Dalai Lama de "mentiroso complicado hábil em duplicidade", que quer construir um "Muro de Berlim" de segregação étnica e de confronto.
"As observações do Dalai Lama nos lembram do nazista descontrolado e cruel durante a Segunda Guerra Mundial .... Como ele é similar ao Holocausto cometido por Hitler sobre os judeus!" o comentário, disse ao criticar o apelo do Dalai Lama para altos níveis de autonomia para áreas tibetanas.
Ele também disse que o Dalai Lama foi controlado pelos Estados Unidos e que seus parentes trabalham para a Agência Central de Inteligência.
Ele disse que o Dalai Lama ao elogiar a coragem dos que morreram de auto-imolações, não deixou dúvidas entre os seus seguidores que uma maneira para que eles recebam suas orações era para eles definhar-se em chamas.
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Associated Press Ashwini Bhatia em Dharmsala, Índia, contribuíram para este relatório.
NOVA DÉLHI - O Dalai Lama pretende se aposentar como chefe do governo tibetano no exílio, no próximo ano, seu porta-voz é escalado para agendamento do seu trabalho, enquanto olha para reduzir o seu papel cerimonial.
O movimento tibetano no exílio, com sede na estação de montanha do norte indiano de Dharamsala desde 1960, diretamente eleito um líder político em 2001, pela primeira vez.
"Desde então, Sua Santidade sempre disse que ele esteve em um estado semi-aposentado", o porta-voz Tenzin Taklha disse.
"Nos últimos meses, Sua Santidade considera reunir-se com Parlamento tibetano no exílio, para discutir sua eventual aposentadoria."
Taklha salientou que a sua "aposentadoria" seria de sua responsabilidade como chefe do cerimonial do governo, tais como resoluções e assinatura, não o seu papel como líder espiritual e figura a frente dos tibetanos.
"Isso não significa que ele irá retirar-se levando a luta política. Ele é o Dalai Lama, então ele vai sempre defender o povo tibetano", disse ele.
Aos 75 anos de idade, Prémio Nobel da Paz é a face global para a luta dos tibetanos contra o domínio chinês no Tibete, assim como um promotor líder dos direitos humanos, o diálogo entre as religiões e valores budistas.
Nos últimos meses, ele manteve a sua frenética agenda de viagens, visitando o Canadá, os Estados Unidos, Polônia e Japão, entre outros países.
Taklha disse o Dalai Lama poderia levantar o assunto de sua aposentadoria na próxima sessão do parlamento em março e, então, procurar dar um passo atrás de suas responsabilidades nos seis meses seguintes.
"Isso depende a falar ao Parlamento e ouvir as suas opiniões sobre isso. Nada é certo, mas estas são coisas que estão sendo consideradas por ele", disse ele.
O orador do parlamento, Penpa Tsering, disse à AFP que "todos os tibetanos gostariam que ele continuará enquanto sua condição física lhe permite." "É definitivamente vai ser uma mudança política. É uma questão muito, muito grande para nós. Penso que temos que esperar para ver como a natureza e de sua apresentação (ao Parlamento)", acrescentou.
Ele ressaltou que era importante que, independentemente do resultado das discussões, o Dalai Lama deveria permanecer como a principal voz em conversas entre o governo no exílio e a China.
"Ele tem repetidamente dito que ele vai continuar a assumir a responsabilidade de lidar com o governo chinês e ele deve continuar porque esse é o maior problema que nos preocupa a todos", disse ele.
Há preocupações, dentro e fora do Tibet, que sua morte deverá enfrentar um duro golpe para a coerência do movimento tibetano, que procura a independência ou a autonomia para a região budista do Estado chinês.
A comunidade no exílio, se prepara para uma luta enorme com Pequim sobre o futuro titular da função de Dalai Lama. A China já declarou que pretende ter a última palavra sobre qualquer reencarnação.
Como a mais alta classificação lama do budismo tibetano, ele é visto como o líder espiritual da região depois de ser escolhido com idades entre dois como a reencarnação do Dalai Lama original, que nasceu em 1391.
O atual Dalai Lama, Tenzin Gyatso nasceu, sugeriu que existem várias maneiras de resolver o problema de sucessão, além da maneira tradicional em que uma parte de pesquisa é enviada para encontrar a reencarnação.
O sucessor poderia simplesmente ser chamado por altos valores religiosos católicos no caminho escolhido pelo Papa, ou do escritório pode ser abolido todos juntos, com outra figura assumindo responsabilidades como líder espiritual.
O Karmapa 26 anos de idade, um jovem monge que, como o Dalai Lama fugiu para o Himalaia do Tibete para buscar refúgio na Índia, tem o perfil mais elevado entre um elenco de jovens lamas que poderia preencher o espaço.
O Karmapa é formalmente reconhecido não só pelo Dalai Lama, mas também pela China, que, antes de sua fuga, tinha sido politicamente preparado, como o maior lama reencarnado sob seu controle.
Fonte:AFP Por Adam Plowright
Terça-feira 23 novembro de 2010.
<=(Imagem Dalai Lama)
Panchen Lama e os dois discípulos de Tsongkhapa, o fundador da Seita Amarela do Budismo Tibetano. Eles formularam dois sistemas hereditários. Estes dois títulos foram concedidos pelos imperadores da China.
A palavra "Lama" apareceu pela primeira vez na Dinastia Ming. Em 1578, Altan Khan da tribo Tumet dos mongóis que residem em Qinghai convidou Sonam Gyatso, líder da Seita Amarela, para pregar em Qinghai. Os dois líderes gozava do respeito mútuo e troca de títulos honoríficos. Altan Khan chamado Sonam Gyatso "Dalai Lama", que significa "onisciência e grande autoridade". Após a fundação da dinastia Qing, o quinto Dalai Lama foi convidado a Pequim pelo imperador Qing em 1652. Em 1653, o Imperador Shunzhi formalmente lhe confere o título de "Dalai Lama", e concedeu-lhe um selo de ouro e disco de ouro. Em 1751, o Dalai Lama foi encarregado da administração da região.
O título de "Panchen" apareceu pela primeira vez em 1645, quando o chefe mongol Gushri Khan ele foi agraciado com o titulo de Panchen IV. Em 1713, o Imperador Kangxi da dinastia Qing outorgada ao Panchen o quinto título de "Erdini", e concedeu-lhe um selo de ouro e ablum ouro. O governo central também lhe outorgou o direito de governar partes traseiras Tibete.
Uma vez que a atribuição desses títulos pelos imperadores Qing, a reencarnação do Panchen Lama ficou sob a supervisão do governo central. Depois de "sorteio de uma urna de ouro", a reencarnção da alma dos meninos deve ser aprovada pelo governo central antes de sua posse oficial. Sua tonsura, nomes religiosos, e escolha dos professores deve ser comunicada ao governo central, para ratificação, e que o governo central envia emissários para supervisionar as cerimônias de entronização do Panchen Lama.
Antes de 1959, o Tibete praticava um sistema teocrático em que o poder político foi integrada com a religião. O Panchen Lama foram, portanto, tanto os líderes religiosos e políticos do Tibete. Ratificação do governo central de "meninos da alma" reencarnar foi significativa em dois aspectos: ele lhes concedeu o poder político como os mais altos responsáveis no Tibete e reconheceu o seu papel de liderança religiosa. Procedimentos de ratificação e atribuição foram um importante exercício da autoridade administrativa do governo central da China.
Source: tibet.cn Fonte: tibet.cn
04-24-2008 17:49 04-24-2008 17:49
Tibet possui numerosos mosteiros e templos. Os mais famosos são o Mosteiro Jokhang, o mosteiro Zhebung, o Mosteiro Sera, e o Mosteiro Gandain em Lhasa, a Zhaxi Lhunbo Mosteiro de Xigaze, o mosteiro Sagya em Sagya Concelho e do concelho Baiqoi Mosteiro de Gyangze.
O mosteiro de Jokhang: Este é um monastério conhecido da seita amarelo (ou Gelug) Seita do lamaísmo, construído no século 7. Acredita-se que sua localização foi escolhida por Wencheng princesa da dinastia Tang, a esposa do rei tibetano Songtsan Gambo. Ela desenhou o layout, e outra esposa do rei, uma princesa do Nepal, supervisionou sua construção. Neste mosteiro, uma estátua de Sakyamuni foi consagrado, levada pela Princesa Wencheng de Chang'an, a capital da dinastia Tang. Diante do mosteiro está uma tabuleta de pedra comemorando a aliança Tang-Tubo.
O Mosteiro de Drepung: Este foi construído em 1416, e agora é o maior mosteiro construído pela Seita Amarela. Abriga um grande número de clássicos budistas e relíquias culturais. Em 1653, quando o quinto Dalai Lama foi nomeado pelo Imperador Shunzhi da Dinastia Qing como governante políticos e religiosos locais do Tibete, o mosteiro passou a servir como sede do governo local do Tibet.
O Mosteiro Sera: Primeiramente construída em 1419, este é também um dos principais monastérios da Seita Amarela Um grande número de relíquias históricas estão alojados aqui, incluindo a mundialmente famosa tibetano Tripitaka (uma série de escrituras budistas) escrito com ouro em pó, e desloca-se da caligrafia e pintura das dinastias Ming e Qing.
O Zhaxi Lhunbo Mosteiro: Construído pelo primeiro Dalai Lama, é o principal mosteiro Seita Amarela no leste do Tibete. Sua construção começou em 1447 e levou 12 anos para ser concluído. Foi reparado e ampliado às suas dimensões atuais do Panchen geração de sucesso. Abriga vários clássicos budistas e artefatos históricos, nomeadamente a maior estátua de Buda Qamba, de 26,2 metros de altura.
O mosteiro Sagya: Situado nas margens do rio Zhongqu 150 quilômetros a sudoeste de Xigaze, este é o principal monastério da seita Sagya do lamaísmo. Ela inclui duas seções: a parte norte foi construída em 1079. Durante meados do século 13, Pagba soro de leite, o líder da seita Sayga, foi confiado o poder de administrar os assuntos políticos e religiões no Tibete pelo imperador Yuan, o mosteiro começou a ser estendido para um conjunto de palácios. O trecho sul foi construída em 1268 e tem sido mantido em boas condições. A construção do mosteiro reflete uma mistura de tibetanos, mongóis Han e estilos arquitetônicos. O edifício principal é o salão para sutra cantar. O convento abriga um grande número de manuscritos clássicos budistas, assim como presentes e fichas agraciado pelos imperadores da dinastia Yuan, e há também um grande mural retratando Pagba sendo recebido por Kublai Khan, imperador da dinastia Yuan.
O governo chinês designou o Palácio de Potala, os três mosteiros de Jokhong, Zhebung um Sera em Lhasa, e Zhaxi Lhunbo Mosteiro de Xigaze como importantes unidades de relíquias culturais sob proteção nacional. O Estado tem alocado recursos substanciais para a reconstrução do Gandain e outros mosteiros, bem como para a renovação de um certo número de mosteiros famosos na necessidade de reparo, incluindo o Sagya, eo Mosteiro Qambaling em Qamdo.
Source: tibet.cn Fonte: tibet.cn
04-24-2008 17:57 04-24-2008 17:57